Por Waldir Oliveira / Coach na MindsFactory [contato@mindsfactory.com.br]
– Pode me dizer, por favor, que caminho devo tomar?
– Isso depende muito de para onde quer ir – respondeu o gato.
– Para mim é indiferente – disse Alice.
– Nesse caso, pouco importa o caminho que toma – replicou o gato.
Como podemos notar, se não nos importamos com destino que queremos alcançar, o caminho é o que menos importa. Ocorre que essa atitude é causa de muitas frustrações e infelicidade, pois, assim como ocorre com Alice e sua indiferença, nós também damos pouca importância – em alguns casos, nenhuma – aos caminhos que queremos para a nossa vida.
Um dos caminhos mais importantes que devemos seguir, com solidez e perseverança, é o do equilíbrio financeiro. E, ao contrário do que muitos pensam, isso não significa entregar-se ao materialismo frio e insensível.
Atrelada a uma vida financeira equilibrada, está a possibilidade de suprir nossas necessidades básicas, realizar nossos sonhos e desejos e, em uma perspectiva mais ampla, ser feliz.
Para ajuda-lo na busca desse equilíbrio, destaco cinco pontos que, se perseguidos e cumpridos, com insistência e disciplina, lhe proporcionará a realização de seus desejos materiais e o alcance de uma vida mais plena e feliz. São os Cinco Níveis do Equilibro Financeiro.
NÍVEL DO AUTOCONHECIMENTO
Procure saber quem você é e o que realmente quer de sua vida. Busque, analise e obtenha as respostas para construir o seu verdadeiro “EU”. Sem o conhecimento de si mesmo, dificilmente você atingirá os seus objetivos. Dois bons exercícios para buscar o autoconhecimento é a prática da meditação e expressar gratidão a tudo que consegue.
NÍVEL DA DISCIPLINA
Outro ponto importante a ser considerado nesse processo é a disciplina. Em sua busca pelo equilibro financeiro, pratique novos conhecimentos cotidianamente, até que se tornem hábitos. Exercite-os à exaustão, até que você os incorpore com algo natural. Nesse caso, vale a máxima “a prática leva à perfeição”. Não esmoreça e não procrastine.
NÍVEL DO CONTEÚDO
Pesquise por planilhas e artigos que o auxiliem a se reorganizar, traçar objetivos e construir seu plano de vida. Não exagere ao traçar suas metas, pois a dificuldade em alcança-las pode desestimulá-lo logo de início. No começo, trace alvos simples e factíveis e, na medida em que realiza-las, você poderá traçar metas maiores e mais arrojadas. O conhecimento de um profissional especializado poderá facilitar e, até mesmo, acelerar sua assimilação de novos comportamentos na busca de equilíbrio financeiro.
NÍVEL DO PLANEJAMENTO
De posse de ferramentas simples e objetivas, construa o seu planejamento financeiro, relacionando tudo que você recebe e gasta em todas as suas atividades do dia-a-dia. Não deixe nada de fora. Após relacionar todas as receitas e despesas, faça uma projeção de suas contas para o restante do ano, ordenando tudo de maneira que possa atingir seus objetivos de poupança e realizações.
NÍVEL DO CONTROLE
Por fim, estabeleça momentos em que você deverá analisar todo o processo, a fim de sanar distorções decorrentes de eventuais contingências. Se for necessário, ao longo do processo faça ajustes em suas receitas e despesas, mas nunca desista e abandone seus objetivos. Agindo desta maneira, você estará fazendo exatamente o que as empresas bem administradas fazem.
A partir destes Cinco Níveis do Equilibro Financeiro, tenho certeza que você encontrará o seu.
Por fim, gostaria de destacar mais um exemplo de como traçar objetivos e perseverar em sua realização é fundamental para levar uma vida equilibrada e bem sucedida. Robert Craig Knievel, popularmente conhecido como “Evel Knievel”, foi um dublê, motociclista e artista norte-americano, muito famoso entre os anos 1060 a 1980, e cujo sucesso era baseado no acrônimo “DARE”, criado por ele a partir das palavras Desejo, Atitude, Repetição e Excelência (Desire, Attitude, Repetition and Excellence).
Sucesso a todos.